MINHA PAIXÂO

Fotografias são saudades reveladas

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Russana Voadora

RUSSANA VOADORA
Fátima  Maria Ferreira, filha de comerciantes da década de 70,  Manoel Vicente Ferreira conhecido como Senhor Cobra e Ana Rodrigues Ferreira a Dona Nanú , da Casa N.Sra de Fátima,  comércio este localizado na Travessa 15 de Novembro em Russas-Ce. Desde cedo aprendeu a participar e defender sua terra Natal em Eventos Sociais nos desfiles de Jovens na Associação Atlética Russana como Garota do Batalhão e na Tv Verdes como  representante cultural da Feira dos Municípios.  No período em que estudava no Ginásio Coração Imaculada de Maria, da eterna Direção da Irmã da Graça,  participou das Olimpíadas do Vale do Jaguaribe realizada em Jaguaribe - Ce , sob a  coordenação da Professora de Ed.Física/Inglês Dona Lourdes, e como atleta participou de  atividades de atletismo em  corrida de 100m , de bastão, salto em altura, extensão  bem como ginástica de solo, tênis de mesa, hand boll  , na relembrável Administração Municipal de Russas  do Dr. José Martins Santiago.  
Morou em Natal com sua irmã mais velha  Maria Augusta durante 3 anos e quando seus pais vieram para Fortaleza mudou-se para companhia deles para dar  continuidade aos estudos e trabalho.
Sempre gostou de trabalhar e praticar esportes e o que ela mais sonhava era ter um dia a oportunidade de ser paraquedista  e  poder voar  nos céus que dá um colorido todo especial a  nossa Fortaleza.
Seu sonho foi motivado por uma atleta que praticava paraquedismo no Aero Clube no período de 1976 a 1979 que era funcionária também da Teleceará.  Havia exposição de todos  equipamentos (capacete/macacão/óculos / tênis e fotos da atleta o que a  motivava  cada vez mais   a ingressar no esporte  mas havia alguns impedimentos que não lhe deixava participar,  o elevado custo do esporte e a aquisição dos equipamentos de salto livre.
Um dia o sonho virou realidade. Fátima passou no Concurso para o Banco do Nordeste do Brasil S/A e em 1980   pode participar de curso de treinamento da 2a  Turma de Paraquedismo do BNB Clube em Fortaleza = Ce chegando a fazer  seu primeiro salto na manhã  do dia  08.03.1980 no Aero Clube de Fortaleza  no Avião C-170 PT BLL tendo como Piloto Milson e M.S.Instrutores Mário Áureo e Lima  com equipamento T-10 a 2.500 pés tendo uma saída excelente, mantendo uma navegação regular pousando com vento em calda no Jangal depois da pista de intercessão. Seu  sentimento foi  de liberdade, de poder voar, de poder ver e sentir a fragilidade da vida e  gozar e usufruir tudo na medida certa.
O início desta 2a. turma contou com quatro mulheres de coragem: Kaka, Laura, Fatima Camargo e  Fátima Ferreira.
Só nos tornamos paraquedistas de verdade e fazíamos  parte da Confederação Brasileira de Paraquedismo após  o 5o. salto em que saíamos da qualidade de aluno em instrução e podíamos saltar livres com paraquedas sob o nosso comando. Adeus T-10  que aprendemos a dobrar  para podermos saltar! Cada atleta era responsável pelo seu próprio equipamento!
Aí surgiram algumas dificuldades na aquisição dos paraquedas tipo PAPILLON para salto livre, que durou pouco tempo, uma vez que conseguimos através da Presidência do BNB por seu Presidente da época Camilo Calazans a aquisição de 4 paraquedas para as atletas usufruírem enquanto fossem paraquedistas do BNB-Clube.
Assim sendo foi com muita satisfação que  no dia 29.03.80 pode FATIMA FERREIRA  realizar seu 10o. salto e o 1o. em salto livre com Paraquedas PAPILLON  a 2800 pés  no Aero Clube tornando-se a 2a.PARAQUEDISTA a saltar livre no Ceará pois a 1a. foi   Maria do Carmo Pitombeira de Andrade-KaKa. Tal evento motivou reportagem  através de entrevistas para o Programa  Fantástico pela repórter Ângela Marinho da TV Verdes Mares.
Fátima , descreve a façanha como um momento de muita emoção desde a entrada no  avião,  ao ganhar altura, ao lançamento em que pode olhar para seu  punho e fazer o comando a 5 seg.de queda livre podendo contemplar o horizonte  num colorido sem igual admirando a cidade de Fortaleza.
Fez 21 saltos e teve a oportunidade de estar sob o comando do presidente da Confederação Brasileira de Parquedismo e Piloto nas horas de folgas, do Cel. Adelson Leite Julião bem como da presença marcante dos maiores  paraquedistas que, na sua opinião, o   Ceará conheceu: Echebara, Aldeni e Jet Ring (in memorian). 
Teve a oportunidade de saltar de Helicópetero  e participar também do XIII  Torneio N/NE realizado em Fortaleza de 05 a 08/06/80.
Sofreu um acidente em seu 21o salto quebrando a perna direita e que deixou impossibilitada de exercer suas  atividades bancárias por 90 dias.
Retornou ao Banco mas não mais voltou a soltar motivada pela gravidez de sua primeira filha Lorena.
O avião PT BLL que era de uso e propriedade de alguns paraquedistas do BNB foi vendido para o Estado do  Piauí,  dispersando grande parte da turma no Aero Clube.
Alguns anos depois quando resgataram o Avião para o Ceará,   Fatima foi convidada para ir ao Aero Clube fazer parte de um passeio panorâmico pela cidade,  no dia 08.03.1987, e recusou ao convite de sua amiga pqdt KAKA, alegando que sua filha era muito bebê e que sua irmã Lúcia com o pequeno Rafael estavam de férias em sua casa. Kaka insistiu mas não conseguiu.
Um acidente na Praia do Futuro partiu o avião em banda deixando mortos o saudoso  piloto Milson , nossa pqdt KK e mais duas pessoas que se encontravam no Aero Clube  seguiram para o voo final no Dia Internacional da Mulher de 1987.
O ensinamento e aprendizado serão seus eternos confidentes! Ficarão para sempre!
 É formada em Ciências Contábeis e Direito pela UNIFOR e continua trabalhando no Banco do Nordeste na Administração Geral no Passaré - Fortaleza - CE.

Escrito por: FF
Hoje: dia 27/01/2013 - 21;30h 



Nenhum comentário:

Postar um comentário