Modo "M": Você tem total controle sobre velocidade e abertura, os dois equilibrados com a ajuda do fotômetro, e entre todos os outros pontos da fotografia, tipo o foco, ISO, equilibrio de branco, saturação das cores... tudo é você! Se a foto ficou ruim a culpa é sua (dramáaaaaaatico... rsrsrsrs).
Modo "A" (Nikon) ou "AV"(Canon): Você tem controle sobre a abertura, e a câmera controla a velocidade de acordo com o fotômetro. É uma espécie de semi-manual. É esse modo é útil quando você só está preocupado quando quer embassar ou não o fundo. Continua tento controle nos outros pontos.
Modo "S" (Nikon) ou "TV" (Canon): Você tem controle na velocidade, e a câmera controla a abertura. Ideal para quem está preocupado com o efeito de velocidade. Continua tendo controle nos outros pontos.
Modo "P": A Câmera equilibra velocidade e diafragma, mas você tem controle sobre os outros pontos, tipo o foco, ISO, equilíbrio de branco... etc.
Outros pontos que sugiro que também tenha controle:
Equilíbrio de branco: Quando estiver fotografando utilizando a luz do Sol, pode deixar no automático. Mas quando for pra um ambiente fechado com uma luz de coloração bizarra (azul, verde, amarelado...) faça o equilíbrio de branco.
Foco: São duas configurações necessárias;
1- Modo de focagem: Costuma vim 2 modos: a)AF-S: Serve para objetos estáticos. O foco é feito apertando ligeiramente o botão de disparo, ele é travado e só destrava quando soltar o botão. b)AF-C: Serve para objetos em movimento. Mesmo depois de ter apertado o botão de disparo ligeiramente, a câmera é capaz de refazer o foco para acompanhar o objeto. O uso de um ou de outro depende do que você vai fotografar. Particularmente uso o AF-S, prefiro o foco travado.
2- Área de focagem: Costuma vim 3 modos: a)Ponto único: Você escolhe um ponto da imagem para fazer o foco, eu acho esse o ideal e é o que uso. b)Área dinâmica: Você escolhe um ponto da imagem, mas a câmera faz o foco de acordo com as redondezas. c)Auto-foco: A câmera selecionará que ponto vai focar, cuidado, que ela pode focar o que você não quer.
ISO: Você que vai determinar o valor, Costumo usar 200 para Nikon, quem usa Canon diz que é melhor 100. Só mexo nesse valor quando a iluminação for baixa demais.
Controle de cores: Você que vai selecionar de acordo com o assunto, tem VÍVIDO, NEUTRO, STANDART, P & B, SÉPIA...
Uma dica: se for tirar fotos em preto e branco, fotografe colorido e deixe pra deixar preto e branco no computador, isso dá mais controle nos tons. Mas ta valendo fotografar algumas já direto na câmera só pra ter noção do resultado.
Uma dica: se for tirar fotos em preto e branco, fotografe colorido e deixe pra deixar preto e branco no computador, isso dá mais controle nos tons. Mas ta valendo fotografar algumas já direto na câmera só pra ter noção do resultado.
Ufa... acho que acabei hehehehe. Na minha cabeça quando pensei em escrever esse post, seria uma coisa pequena, mas olha o tamanho! Se ficar alguma dúvida é só mandar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário